Rio Preto apresenta Refrativa 7D, cirurgia refrativa com laser mais moderno do mundo e inteligência artificial

Na terça-feira, 4 de novembro, um grupo de 40 médicos de São José do Rio Preto e do interior paulista apresentou a Refrativa 7D, metodologia que combina o laser SCHWIND AMARIS 1050RS, considerado o mais moderno do mundo, com mapeamento da córnea por Inteligência Artificial. A nova tecnologia oferece cirurgia refrativa rápida, precisa e com atendimento 100% humanizado. A iniciativa permite que pacientes da região acessem tecnologia de ponta sem precisar viajar à Europa ou aos EUA.

A cirurgia refrativa corrige miopia, hipermetropia e astigmatismo ao remodelar a córnea para melhorar a focalização da luz na retina. A Refrativa 7D eleva esse conceito ao integrar diagnóstico avançado, IA e rastreio ocular de altíssima frequência. O rastreador captura a posição ocular 1.050 vezes por segundo. São recursos que aumentam a segurança e ampliam o perfil de pacientes atendidos (incluindo casos com movimentos oculares involuntários, como nistagmo) e aceleram a recuperação pós-operatória.

Referência em Refrativa

A metodologia Refrativa 7D foi desenvolvida a partir da tecnologia alemã (SCHWIND) e do treinamento intensivo do grupo com 40 médicos, para integrar protocolos clínicos e acolhimento ao paciente, buscando transformar São José do Rio Preto e região em referência nacional em cirurgia refrativa. Há menos de dez equipamentos iguais no Brasil.

“É algo que vai além das cirurgias com robôs. Somos um grupo de médicos que busca uma metodologia que concilie o conhecimento e o calor humanos, a empatia, com o que há de mais moderno no mundo. Pacientes brasileiros não precisam mais ir à Europa, Japão ou aos Estados Unidos para ter o atendimento tecnológico em cirurgia refrativa. Nós temos esse equipamento aqui em Rio Preto”, afirma Jorge Dias, um dos idealizadores da iniciativa que reuniu o grupo de médicos da Refrativa 7D.

Como funciona a inovação
A combinação usada pela Refrativa 7D inclui: mapeamento corneano com algoritmos de IA, perfis de tratamento personalizados e o conceito “zero touch” — procedimento em que a córnea não é tocada manualmente pelo médico, pois o laser realiza as etapas necessárias com o rastreio automatizado. Segundo os especialistas, o paciente percebe melhora na visão já na sala de cirurgia e tem recuperação mais rápida.

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *