Reconhecer e valorizar o poder da arte e da cultura como protagonistas no desenvolvimento intelectual, criativo, emocional e social de artistas de Rio Preto e região. Com esse objetivo, tem início na próxima terça-feira, dia 25, a segunda edição do concurso Arte na Cidade, realizado pela Revista Bem-Estar. Aberta ao público, a vernissage estará no Riopreto Shopping e segue até o dia 18 de agosto.
O concurso, realizado no período de 30 de abril a 18 de junho deste ano, contou com a participação de 64 artistas profissionais e amadores, das cidades de Bady Bassitt, Bálsamo, Catanduva, Mirassol, Poloni, Rio Preto, São Paulo, Tanabi, Urupês e Votuporanga. Esses artistas produziram telas, desenhos, esculturas, aquarelas e ilustrações, entre outros trabalhos.
A obra naïf “Festa Junina”, do artista plástico Edgard D’Oliveira, de Rio Preto, é a grande vencedora. A ceramista Regina Célia Garbellini, de Rio Preto, ficou em segundo lugar com a escultura “Geometria I”, feita em argila queimada em temperatura de 1.000ºC e esmaltação a 1.240ºC. O terceiro lugar ficou com a obra “Censo 2022”, do artista plástico Elton Marangoni Rodrigues de Assis, que também é diretor da Câmara de Bálsamo.
Todos os trabalhos foram avaliados, às cegas, pela Comissão Avaliadora, composta por Adriana Belic (parecerista, curadora e gestora cultural), Edna Carla Stradioto (artista plástica e fundadora do Grupo Artrilha), Josiani Sabino (arquiteta), Kleverson Mariano (ilustrador e muralista) e Vinícius Savério (arquiteto, presidente do Comdephact, representante da Acirp e sócio-diretor da galeria Arte Gerida). Os três vencedores serão premiados com uma caricatura assinada pelo cartunista e chargista Lézio Júnior, do Diário da Região.
“Desde 2021 a Revista Bem-Estar realiza diversos projetos que visam democratizar a arte, como os concursos Poesia na Cidade, Fotografia na Cidade e Crônica na Cidade”, destaca Patrícia Reis Buzzini, coordenadora de conteúdo da Revista Bem-Estar e idealizadora dos projetos.