A exposição fotográfica “Estações do Passado” reunirá 30 fotos inéditas de autoria do fotógrafo e fotojornalista Guilherme Baffi, com o objetivo de documentar o estado atual de conservação de parte das estações ferroviárias integrantes da Estrada de Ferro Araraquara (EFA), que permaneceu em atividade entre 1896 e 1971.
Com entrada gratuita, a exposição estreia dia 5 de setembro na Praça 3 de eventos do Riopreto Shopping e se estende até o dia 24 de setembro. O projeto é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas – ProAC ICMS, com apoio da Tereos e patrocínio da Kodilar, Itamarati, Rede Sol Supermercados e So Química Laboratórios Ltda. Além de São José do Rio Preto, a exposição vai percorrer as cidades de Mirassol, Votuporanga e Olímpia.
Os visitantes também podem conhecer as curiosidades sobre as ferrovias e o quanto elas foram essenciais para o desenvolvimento dos municípios brasileiros do vapor à tração elétrica.
Para completar a temática, a World Games traz dois brinquedos: a Locomotiva e o Duke Trem, com passeios pela Praça 3 de Eventos e pelos corredores do shopping. Os combos de ingressos individuais e em grupos vão de R$ 25 a R$ 80. Consultar valores na bilheteria no local.
Motor do desenvolvimento
Ao retratar as condições dos imóveis que abrigaram as estações, Baffi traz como suporte fundamental da mostra a importância que tais locais têm na constituição histórico-cultural do interior do Estado de São Paulo, mais especificamente a região de São José do Rio Preto. Para realizar tal intento, o fotógrafo percorreu 250 quilômetros e visitou 13 estações. São elas: São José do Rio Preto, Bálsamo, Catiguá, Catanduva, Cedral, Cosmorama, Jales, Mirassol, Uchoa, Votuporanga, Ecatu (distrito de Tanabi) e Engenheiro Balduíno (distrito de Monte Aprazível).
Construídas durante o século XX, essas estações já foram sinal de progresso para os municípios que as abrigavam. No entanto, atualmente, em sua maioria, elas se encontram em estado de abandono. A desativação do transporte ferroviário de passageiros, no final do século XX, contribuiu sobremaneira para esta situação.
Com “Estações do Passado”, Baffi convida os visitantes a refletirem sobre a importância de preservar as estações ferroviárias da região e, com isso, resgatarem a memória de uma época na qual as ferrovias foram o motor do desenvolvimento dos municípios que as abrigavam.
Atualmente, Baffi é fotojornalista do jornal Diário da Região, e autor de diversos projetos culturais.