Rafael José de Brito, Revelação do ano e da PBR Finals, torna-se pela primeira vez campeão mundial de 2023 da Professional Bull Riders (PBR)
E deu Brasil, novamente! Enquanto todos esperavam que José Vitor Leme iria ser tricampeão mundial, Rafael José de Brito montou demais e conseguiu sagrar-se campeão mundial da PBR pela primeira vez. E não foi fácil, até domingo passado quando ele venceu o 3º round o peão brasileiro econtrava-se apenas na nona posição. Rafael José de Brito venceu o terceiro round com 90,5 pontos no touro Chiseled, registrando sua primeira nota acima dos 90 na PBR americana, saltando para a 7ª colocação.
Rafael faz história nos 30 anos da PBR e leva a inédita tríplice coroa: Campeão Mundial, Campeão da Final e Rookie of The Year!! Além é claro do bônus de US$ 1 milhão de dólares.
A 30ª edição da PBR World Finals aconteceu na moderna Dickies Arena, em Fort Worth, Texas. É a tão esperada final mundial da Professional Bull Riders, entidade que revolucionou a Montaria em Touros, levando profissionalismo ao esporte e reconhecimento aos atletas. Desde o ano passado realizada em maio, e em dois finais de semana, a PBR World Finals encerra mais um ano com um brasileiro no lugar mais alto do pódio.
Quem é Rafael José de Brito
Aos 30 anos, Rafael José de Brito, morador de Potirendaba (SP) interior de São Paulo sempre lutou pelo sonho de competir na Professional Bull Riders (PBR), a principal liga de montarias em touros do mundo. Ele conseguiu sua vaga ano passado e desembarcou em Dallas, no estado do Texas.
À época o peão deu uma entrevista falando sobre seus novos desafios. “Muitas pessoas sempre me pediam para vir para os Estados Unidos, mas sempre batia aquela insegurança, até que agora me senti preparado e decidi me dedicar pela carreira internacional. Chegar aqui não é fácil, mas vou me empenhar ao máximo e lutar muito para conquistar meu espaço aqui fora”, diz.
Com dezenas de títulos na bagagem, 11 motos, três carros, uma caminhonete e inúmeros prêmios em dinheiro, a única dificuldade de Rafael será a língua americana, porém, ele conta com padrinhos um tanto quanto preparados – digamos uns dos melhores do mundo. Ele está acompanhado do brasileiro, naturalizado americano, Ted Wade Flora, campeão em Barretos (SP) e também do bicampeão mundial de montaria em touros e maior recordista da PBR, José Vitor Leme.
Rafael sempre foi um dos melhores atletas do interior de São Paulo. A humildade do garoto simples, de apenas 1,67m de altura, o credenciou para se tornar um dos maiores peões de rodeio da atualidade.
Sobre a PBR
Criada em 1992, a PBR (Professional Bull Riders) é a maior organização mundial de montaria em touros e um fenômeno desportivo global, presente nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, México e Austrália, e foi constituída pela união de 20 competidores, que acreditaram que o sonho em comum se tornaria realidade.
Fonte: Compre Rural