O ganho de eficiência tem sido perseguido à exaustão no mundo dos negócios e, em geral, ele vem com foco no cliente e revisão de processos, aliados com uma dose de inovação e criatividade. O Grupo Madero, uma das principais empresas do segmento gastronômico do país, está colhendo resultados de reforçar o olhar atento aos gargalos de produção ao investir em tecnologia de ponta em todos os processos de sua operação.
Desde a gestão de pedidos e estoque até a produção e certificação de qualidade, o Madero comprova como a tecnologia está transformando o setor alimentício. Com análise preditiva, uma avançada Central de Pedidos antecipa as necessidades de cada restaurante, estimando a demanda futura e otimizando o planejamento de compras e produção. A geração de pedidos é personalizada, evitando desperdícios e garantindo um estoque eficiente.
No coração desta operação totalmente verticalizada está a Cozinha Central, localizada em Ponta Grossa (PR), que conta com mais de 32 mil m2 construídos em mais de 80 mil m2 de terreno e de onde saem mensalmente mais de 3 milhões de pães e 3 milhões de hambúrgueres.
Um dos grandes diferenciais tecnológicos está nas câmaras climatizadas, que possuem um processo totalmente automatizado por robôs, desde a recepção até a expedição, e que permitem um controle preciso de temperatura e umidade. “São duas câmaras 100% robotizadas que trabalham em sincronia para preservar o frescor e a qualidade dos produtos resfriados e congelados”, explica Murillo Proença, Diretor de Tecnologia da Informação do Grupo Madero.
Os famosos pães do Madero, presentes em lanches como o premiado Madero Burger, são produzidos na Cozinha Central com todo o cuidado e excelência. A massa é preparada, moldada e pré-assada de forma automatizada, mantendo a padronização da qualidade e do sabor dos pães, além de otimizar o tempo de preparo. Os pães são pré-assados e congelados em um túnel de ultracongelamento ainda na Cozinha Central, sendo finalizados no restaurante após o pedido do cliente, o que assegura a qualidade e a inconfundível crocância.
A produção do hambúrguer também é um capítulo à parte, a carne e a gordura são compradas separadamente e passam por um rigoroso processo de seleção e controle de qualidade. “Nossa mistura é feita em proporções precisas, por equipamentos automatizados, sem aditivos e conservantes, criando o blend perfeito do hambúrguer do Madero. Em seguida, a carne passa pelo túnel de ultracongelamento, o que garante o sabor único do nosso hambúrguer até chegar ao prato dos nossos clientes de norte a sul do Brasil”, conta Junior Durski, fundador e CEO do Grupo Madero.
Logística Centralizada
A plataforma verticalmente integrada do Grupo Madero permite manter a qualidade em escala, construindo uma infraestrutura que promove consistência e alta qualidade em seus restaurantes, ao mesmo tempo em que gerencia melhor os custos. Com uma logística eficiente, o Grupo Madero opera uma frota de 57 caminhões e 97 carretas com monitoramento em tempo real, entregas seguras e pontuais.
A Central de Logística valida cada pedido, verificando a compatibilidade dos produtos solicitados com a infraestrutura de cada restaurante. Algoritmos de otimização definem as rotas mais eficientes para cada entrega, considerando variáveis como tempo, distância e condições de tráfego. A rastreabilidade também é prioridade. O sistema acompanha cada pedido em tempo real, desde a geração até a entrega, fornecendo uma visão geral do histórico de pedidos, entregas e movimentações de estoque.
Ainda sobre ganho de qualidade e eficiência, vale destacar que todos os restaurantes possuem o sistema de monitores para cozinha (KDS, na sigla em inglês), que sincroniza os pedidos e libera os pratos por etapa, de acordo com o tempo de cada um para que sejam entregues sempre juntos.
Sobre o Grupo Madero
O Grupo Madero foi fundado em 2005 pelo Chef Junior Durski e atualmente possui uma das maiores redes de restaurantes do país, com um portfólio de mais de 270 restaurantes multimarcas, construídos sobre uma plataforma de produção, distribuição e logística verticalmente integrada. Com mais de 7 mil colaboradores, mantém rigorosos processos de produção, priorizando alimentos orgânicos e sem conservantes, elevando o padrão de qualidade do que é servido a aproximadamente 3 milhões de clientes por mês.