Escola de Empreendedorismo Jovem da Acirp abre inscrições para 2024

Iniciativa do Núcleo de Jovens Empreendedores, com correalização do Senac, irá capacitar de forma gratuita 40 jovens entre 15 e 18 anos


A Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp), por meio do seu Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE), abre no próximo dia 15 de fevereiro o período de inscrição para o processo seletivo do projeto “Sempre em Frente” (SEF). Uma iniciativa que visa promover e despertar o comportamento empreendedor em alunos devidamente matriculados na rede pública ou privada de ensino entre 15 e 18 anos.

A escola dedicada aos jovens apresenta um amplo universo a partir do empreendedorismo e estimula a capacidade de criar novas perspectivas e soluções para o desenvolvimento da economia local através da transformação desses participantes. Para a diretoria do NJE, Samara Crismarques, o grande objetivo do projeto é a transformação socioeconômica da vida de jovens por meio da educação empreendedora, sabendo que o jovem pode ser um agente de transformação em diversas esferas da nossa sociedade e, por isso, é um projeto tão importante que, além de desenvolver o aluno, mune os participantes com as ferramentas assertivas para o mercado.

“Acreditamos que a educação empreendedora pode mudar a vida não só do jovem, da sua família e da cidade; mas, a realidade socioeconômica de um país. É por isso que o projeto é tão importante, ver o crescimento técnico e comportamental de jovens através da educação empreendedora é uma resposta social que precisamos cada vez mais promover”, destaca a diretora do NJE.

O “Sempre em Frente” nasceu a partir da identificação da necessidade de apresentar esse universo ainda não debatido comumente no ambiente escolar para os jovens que estão prestes a iniciar a empreitada no mercado de trabalho e, ainda, iniciar uma carreira onde identifique seu potencial de crescimento. O curso é ministrado na sede da Associação, sendo estruturado em um conteúdo programático que promove um ambiente criativo e de capacitação para que os alunos se desenvolvam e utilizem das ferramentas para desenvolver ideias de modelo de negócio.

Nesta décima edição do projeto, duas novidades celebram a década bem-sucedida do “SEF”. A primeira, a parceria com o Senac Rio Preto que assume a correalização deste ano, destinando todo seu aparato intelectual e pedagógico para amplificar a qualidade do conteúdo programático oferecido aos alunos. Dessa forma, os alunos participarão de aulas com ainda mais robustez e estruturação de conteúdo em nível profissional. A partir dessa parceria, foi possível então que a iniciativa aumentasse sua capacidade de alunos, sendo que serão ofertadas 40 vagas para a edição 2024 do projeto.

“Conduzir o projeto Sempre em Frente em conjunto com a Acirp amplia a parceria entre as instituições e fortalece a formação empreendedora dos estudantes. Essa troca de experiências e pluralidade é muito rica para o projeto”, diz Murillo Michel, gerente do Senac São José do Rio Preto.

A iniciativa está estruturada em 11 encontros mensais distribuídos durante o ano e as aulas ocorrem sempre aos sábados das 8h30 às 17h na sede da Acirp. Nos encontros são trabalhados temas como liderança, novas tecnologias, satisfação do cliente, educação financeira, comunicação e empreendedorismo sustentável, divididos por módulos criando uma linha de raciocínio para que o aluno se aperfeiçoe, aprenda a utilizar as ferramentas para desenvolvimento de suas ideias e se conecte com alunos de outras instituições.

Toda estruturação de um protótipo de negócio ocorrerá em paralelo aos assuntos ministrados nos encontros para possibilitar as ferramentas necessárias para o trabalho em equipe. Além disso, as equipes serão acompanhadas pelo suporte de Mentoria, e esta mentoria é realizada pelos facilitadores voluntários do projeto nos momentos de aula e tem a finalidade de auxiliar os alunos no caso de dúvidas e transmissão de orientações.

“A maturidade que o Sempre em Frente apresenta hoje é fruto de todos os diretores e nucleados voluntários do NJE que não pouparam esforços para que a vida de mais 300 jovens pudesse ser impactada positivamente com um novo olhar para o futuro. Com esse reposicionamento pedagógico, o Sempre em Frente mantém seu conceito balizado pelo NJE, mas amplia seu nível de excelência na programação executada”, destaca Samara.

Ao final do curso, os alunos submetem as ideias de modelo de negócio que se adequem à sustentabilidade para uma Banca Avaliadora que será composta por empresários(as) de grande relevância em nossa região metropolitana, com direito a classificação e premiação.

O processo seletivo segue até o dia 28 de fevereiro e pode ser feito totalmente online pelo site da Acirp – www.acirpriopreto.com.br. Os critérios de seleção terão como itens avaliadores o cumprimento de faixa etária, matrícula regular, coerência da visão sobre empreendedorismo, objetividade no conteúdo das respostas e clareza no vídeo onde o candidato deve se apresentar e justificar seu interesse em participar da formação. O resultado será divulgado no dia 11 de março.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *