Projeto que promove a Língua Portuguesa para crianças que nasceram em terras lusófonas, mas residem em países com outros idiomas, o Tertúlia Lusófona promove, no Riopreto Shopping, uma feira literária em parceria com a artista Norma Vilar, cuja galeria foi atingida por um incêndio que destruiu todo seu acervo neste ano.
A abertura da 1ª Feira Literária Tertúlia Lusófona será nesta segunda-feira (27/11), às 19h, com uma palestra da idealizadora do projeto, a educadora e escritora Samira Camargo. A programação do evento seguirá até o dia 6 de dezembro, envolvendo feira de livros, palestras, tertúlias poéticas, contação de história e uma exposição inédita com telas e esculturas da artista de Rio Preto.
Intitulada “Dentro de Mim”, a exposição de Norma traz quadros e esculturas que nasceram após o trágico incêndio que atingiu o seu ateliê, momento em que explora a temática do fogo em todos os seus sentidos. “A arrecadação da feira de livros, que traz exemplares doados pelas editoras da cidade, será toda revertida na reconstrução do ateliê. É uma forma única de celebrar os seis anos do projeto”, comenta a idealizadora do Tertúlia Lusófona.
Entre as editoras que participam da feira de livros estão a Ponto Z e a HN. Entre as atividades da programação está uma mesa-redonda com imortais da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura (Arlec), além da presença de Norma todos os dias criando esculturas ao vivo no Riopreto Shopping.
1ª Feira Literária Tertúlia Lusófona – Programação
Dia 27/11 (segunda-feira)
19h – Abertura com palestra da idealizadora do projeto Tertúlia Lusófona, Samira Camargo. Participação da artista Norma Vilar
De 28 a 30/11 (terça a quinta-feira)
10h às 18h – Feira de livros
18h às 22h – Criação ao vivo de esculturas com Norma Vilar
Dia 1/12 (sexta-feira)
10h às 18h – Feira de livros
10h às 12h – Troca de ideias sobre literatura
12h às 17h – Troca de ideias sobre artes
17h às 22h – Criação ao vivo de esculturas com Norma Vilar
Dia 2/12 (sábado)
10h às 18h – Feira de livros
10h – Palestra com presidente da Abresc, João Paulo Vani
12h – Palestra com a idealizadora do Tertúlia Lusófona, Samira Camargo
13h – Contação de histórias para as crianças
15h – Mesa-redonda com imortais da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura
18h às 22h – Criação ao vivo de esculturas com Norma Vilar
Dia 3/12 (domingo)
14h às 20h – Norma Vilar recebe artistas plásticos da região
De 4 a 6/12 (segunda a quarta-feira)
10h às 18h – Feira de livros
18h às 22h – Criação ao vivo de esculturas com Norma Vilar